Receitas do Brasil ♥: Tapioca Doce e Salgada

tapioca

A tapioca é um dos alimentos mais populares e consumidos no Brasil. Trata-se de uma farinha feita a partir da fécula de mandioca. Um prato nutritivo e super versátil que pode ser preparado com recheios doces e salgados ou utilizado em inúmeras receitas como bolos, pães, tortas e sobremesas.

De origem indígena, a tapioca é também uma excelente fonte de energia sendo uma boa opção para o café da manhã ou após a prática de exercícios, pois fornece saciedade por mais tempo. Além disso, pode ser consumida também como lanche da tarde ou no lugar da janta se quiser uma opção mais leve.

Rica em carboidratos, fibras e vitaminas, a tapioca, além de saborosa, é também  uma boa alternativa para uma alimentação saudável pois não contém glúten, gordura e sódio podendo facilmente substituir o famoso pão francês.

Hoje separamos diversas dicas de preparo deste alimento tipicamente brasileiro. Veja só:

Preparando a Tapioca

Existem duas formas de preparar a tradicional tapioca. Confira cada uma delas:

  1. Massa de Tapioca Pronta:

Peneire 2 colheres de massa pronta para tapioca Amafil sobre uma frigideira antiaderente. Leve ao fogo baixo até desgrudar e vire. Espere desgrudar novamente e pronto. Agora é só acrescentar o seu recheio preferido e saborear.

2. Hidratando a Goma de Tapioca

Coloque o polvilho doce Amafil  em uma vasilha e cubra com água. Misture bem até virar uma pasta. Tampe e deixe o polvilho de molho por aproximadamente 5 horas.

Após o prazo de espera, descarte a água e passe a goma pela peneira. A partir daí é só colocar na frigideira antiaderente e levar ao fogo baixo. Espere desgrudar de um lado e faça o mesmo do outro. Prontinho! Agora é só rechear a gosto.

Opções de Recheios Doces:

  • Geleia de Frutas Vermelhas

Coloque 300g de frutas vermelhas em uma panela e acrescente uma xícara de açúcar. Esprema meio limão (opcional) e leve ao fogo baixo até ferver. Mexa de vez em quando para que as frutas não grudem no fundo e, assim que o caldo estiver bem grosso, desligue o fogo e espere esfriar.

Coloque a geleia sobre a tapioca e aproveite essa delícia.

  • Leite Condensado e Coco

Após preparar a tapioca, acrescente leite condensado e salpique coco ralado por cima. 

  • Banana com Canela

Pique rodelas de banana sobre a tapioca, salpique canela por cima e finalize jogando um fio de mel. Fica uma delícia!

  • Morango e Nutella

Coloque uma camada generosa de nutella sobre a tapioca e pique morangos por cima. Dobre em meia lua e saboreie.

Opções de Recheios Salgados:

  • Ovo Mexido Com Tomate

Prepare um ovo mexido e tempere com sal e pimenta. Quando estiver quase no ponto, adicione um tomate picado em cubos e coloque na tapioca. Esse recheio é saboroso e nutritivo.

  • Sabor Pizza

Prepare a tapioca e quando os dois lados estiverem bem selados, acrescente uma fatia de presunto e uma de queijo, duas rodelas de tomate e salpique orégano por cima. Um sabor brasileiro irresistível!

  • Frango Com Requeijão

Prepare a tapioca e acrescente frango desfiado e um pouco de requeijão. Tempere com sal e pimenta e pronto. Impossível não amar!

  • Carne Desfiada

Faça a tapioca e acrescente carne de panela desfiada com azeitonas e pimentões picados. Um alimento que vale por uma refeição.

Que tal experimentar esses sabores? Prepare a sua já!

 

Clique Aqui e compre a Massa Pronta para Tapioca Amafil

Clique Aqui e compre o Polvilho Doce Amafil

Fechar Menu