Maratona de Livros: dicas para organizar a lista de leitura

leitura

O hábito de ler é algo comum para a maioria de nós, mas com o advento da tecnologia cada vez mais forte, essa prática vem aos poucos se perdendo. E o motivo, na maioria das vezes, é sempre o mesmo: falta de tempo. Mas pare para pensar: Quanto tempo você gasta mexendo no celular? Quantas horas do seu dia você desperdiça navegando em redes sociais? Quanto tempo você passa conversando no WhatsApp ou jogando em algum aplicativo?

Claro que nada disso é errado, mas a verdade é que se você parar para refletir, muitas horas do nosso tempo são gastas com coisas supérfluas ou que não acrescentam nada de novo e produtivo. O tempo é algo muito precioso e que não vale a pena ser desperdiçando. A falta de tempo, na realidade, nada mais é do que a falta de prioridades.

Por isso é tão importante fazer uma boa gestão do tempo. Assim, você consegue administrar suas atividades diárias com maior eficácia e distribuir melhor cada hora do seu dia para uma atividade diferente, inclusive para uma leitura.

Existem pessoas que simplesmente não gostam de ler porque não foram estimuladas na infância, não cultivaram esse costume ao longo da vida, não têm paciência ou simplesmente porque nunca experimentaram essa sensação de verdade.

O fato é que ler é um hábito. E para que isso vire rotina em sua vida é preciso constância. Não adianta nada querer que a leitura faça parte do seu dia a dia se você lê um livro por ano. Não adianta pretender “começar a ler” quando isso está apenas no campo do desejo e não da ação. Você só precisa escolher um livro e ler nem que seja durante 20 minutos ou um capítulo por dia. Simples assim!

E com a facilidade da internet muitas pessoas têm deixado os livros físicos de lado para ler em computadores, tablets e celulares. É claro que o importante mesmo é ler, independente se o livro é real ou virtual. Mas a questão é que queremos te mostrar o quanto ler um livro palpável é mais benéfico para você e sua saúde.

Isso porque os livros digitais podem forçar a sua visão pela claridade artificial excessiva, reflexo e brilho dos computadores bem como culminar em um problema oftalmológico mais sério no futuro. Sem contar a distração: enquanto você lê um livro em seu celular, por exemplo, surge uma notificação do whatsapp que você inevitavelmente abre e responde comprometendo, assim, o seu raciocínio de leitura.

Nada se compara a um livro real, à experiência de tocar em suas folhas, sentir o cheiro de suas páginas, poder fazer suas próprias anotações ou carregá-lo para onde quiser e ler nos momentos ociosos como entre uma reunião e outra, dentro do metrô ou na espera de um consulta médica.

Dicas de Leitura

Separamos algumas dicas para te ajudar a se organizar e começar a ler já. Confira:

  • Liste os Livros

Faça uma lista de livros que gostaria de ler com ordem de prioridade. Pesquise por diferentes categorias e não fique preso apenas a um tema. Se divirta no vasto mundo literário, experimente novas descobertas e leia conteúdos diferentes do que você está acostumado. Isso pode te dar outra visão de mundo.

  • Defina Metas Possíveis

Não adianta nada querer ler vários livros de uma vez só ou querer ler a bíblia toda em um mês. Você não só ficará perdido em meio a tantas histórias como também não conseguirá absorver, a fundo, tudo o que o livro tem para te oferecer. E o pior, acabará desanimando e desistindo.

 Escolha cada título com calma e defina metas concretas. Você pode programar ler um livro por mês ou um capítulo por dia, por exemplo. O importante é ler devagar. Se precisar, releia algum trecho novamente, mas desfrute desse momento sem pressa. O importante é que esse hábito se torne um prazer muito mais do que apenas mais um número em sua lista.

  • Determine Horários

Após selecionar os livros e os prazos é importante também estipular os horários.  Isso ajuda a criar uma rotina e evita que você se sabote.

Pense em qual seria a melhor hora do dia para praticar sua leitura. O importante é que seja um horário livre e que você tenha tempo suficiente para ler tranquilamente. Pode ser durante o seu intervalo de almoço ou antes de dormir, por exemplo.

  • Cultive esse Hábito

Ler, como tudo na vida, é uma questão de hábito e para isso você precisa inserir essa prática em seu dia a dia. Se você passa uma hora mexendo no Facebook, por exemplo, experimente diminuir esse tempo para que você tenha, pelo menos, meia hora para ler.

  • Faça anotações

Alguns livros são mais fáceis de compreender que outros. Por isso, tenha sempre em mãos um caderno, post-its ou bloco de anotações para organizar suas idéias, listar o que ainda não ficou claro e destacar o que achou mais importante. Isso ajuda a absorver mais o conteúdo, principalmente em livros muito complexos ou com muitos personagens.

  • Conclusão Final

Após terminar a leitura faça um balanço final do livro e reflita sobre o que leu, quais lições aprendeu e o que ele pode acrescentar em sua vida.

6 Livros para Ler em 6 Meses

Agora que você já aprendeu valiosas dicas de como organizar a sua leitura é hora de por a mão na massa. Confira seis dicas de literatura brasileira e estrangeira que você precisa ler:

1. Categoria Espiritualidade – O Alquimista:

Um exemplar de Paulo Coelho que todas as pessoas devem ler, independente da idade ou grau de instrução.

A história é sobre um jovem pastor da Andaluzia chamado Santiago que viaja da Espanha para o deserto do Egito em busca de um tesouro escondido. Ao longo do caminho ele encontra uma cigana, um homem que se diz rei e um alquimista, que lhe indicam a direção para a sua busca.

Ninguém sabe que tesouro é esse ou se Santiago será capaz de ultrapassar os obstáculos de seu trajeto. Mas o que começa como uma jornada para encontrar bens materiais se transforma na descoberta do tesouro que se encontra dentro dele mesmo.

Emocionante e profundamente humano, este clássico contemporâneo é um testamento eterno do poder transformador dos nossos sonhos e da importância de ouvirmos nossos corações.

Clique Aqui e compre o livro O Alquimista

2. Categoria Kids – O Pequeno Príncipe

Um clássico da literatura mundial que tem encantado leitores de todas as idades há mais de 70 anos. Uma emocionante história para nos ajudar a enxergar a essência humana.

O livro narra o encontro, no deserto do Saara, de um piloto francês, cujo avião sofrera uma pane, com um menino “de cabelos de ouro”. Em um longo diálogo, o narrador descobre um pouco da vida do pequeno príncipe e seu olhar infantil sobre o mundo; e o pequeno príncipe, por sua vez, se vê diante de questões da vida dos adultos. Aquele encontro se transforma em uma ligação forte compreendendo a importância que têm todos aqueles que cruzam nossa vida.

Esta obra revela uma visão filosófica e poética do mundo, das relações, da vida e da morte.

Clique Aqui e compre o livro O Pequeno Príncipe

3. Categoria Ficção – As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos

Este é o primeiro livro da série “As Crônicas de Gelo e Fogo” que inspirou o seriado de grande sucesso Game of Thrones.

Dos lugares onde o frio é brutal até os distantes reinos de plenitude e sol, George R. R. Martin narra uma história de lordes e damas, cavaleiros e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos.

No centro do conflito estão os Stark do reino de Winterfell, uma família tão áspera quanto as terras que lhes pertencem.  Entre disputas por reinos, tragédias e traições, vitórias e terrores, o destino dos Stark, seus aliados e inimigos é incerto. Mas cada um está se esforçando para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos.

Mistério, intriga, romance e aventura alternam-se nas páginas deste livro épico.

Clique Aqui e compre o livro As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos

4. Categoria Romance – S. Projeto Straka 

Uma jovem encontra, em uma biblioteca, um livro com anotações de um estranho. As margens repletas de observações revelam um leitor inebriado pela história e pelo autor. Ela responde os comentários e devolve o exemplar, que o estranho volta a pegar.

Ele é Eric, ela é Jennifer, e os dois começam um irresistível e inesperado diálogo paralelo à história do livro que os levará a enfrentar decisões cruciais.

Clique Aqui e compre o livro S. – Projeto Straka

5. Categoria Autoajuda – A Sutil Arte de Ligar o F*da-se

O livro mais vendido de 2018 no Brasil vai revolucionar a forma como você encara a vida de uma forma franca e inteligente.

Mark Manson usa toda a sua sagacidade e olhar crítico para ajudar você a descobrir o que é realmente importante e f*da-se o resto.

Clique Aqui e compre o livro A Sutil Arte de Ligar o F*da-se

6. Categoria Finanças – Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Este best-seller é impactante na vida de qualquer casal independente da fase do relacionamento. Ele aponta diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente na administração das finanças da família e apresenta dicas para guardar dinheiro não só para atingir metas pessoais como para manter um bom padrão de vida futuro.

Clique Aqui e compre o livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Let’s Go: Read a book!

Fechar Menu